sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Antevisão da Primeira Liga – II


Conheça hoje o que espera os primeiros oito classificados do ano passado. Quem lutará pelo título, quem sonhará com a Europa e quem cairá na segunda metade da tabela? Fique a saber tudo na segunda parte da Antevisão da Primeira Liga Falamos Futebol.


Depois de dois títulos conquistados nos últimos anos, o FC Porto parte em busca de mais um tri. A equipa de Vítor Pereira tem a sua força na constância de uma equipa que, mesmo perdendo regularmente alguns dos seus jogadores mais fortes, tem sabido reforçar-se com tempo e espaço para que os mais jovens acabem por assegurar o seu lugar no onze. Jackson Martínez será a principal novidade, esperando-se que se destaque como principal marcador de uma equipa que só pensa no título.

O Benfica, de Jorge Jesus, tenta de novo bater o seu rival nortenho. O treinador encarnado terá, muito provavelmente, a sua última oportunidade de voltar a ser campeão com o Benfica e tudo fará para não deixar fugir a oportunidade. Conseguindo segurar Gaitán e Witsel, algo que não é seguro, Jesus terá o mesmo grupo do ano passado, reforçado com a chegada de Ola John e Salvio. Até que ponto as fragilidades defensivas da equipa podem constituir um problema ainda é incerto, mas de JJ espera-se sempre um ataque bem forte e a promessa de dificultar, em muito, a vida dos Dragões.

O Sporting de Braga mudou de treinador mas manteve as suas principais peças, sendo que apenas Éwerton e Miguel Lopes saíram do onze mais utilizado. Para além disso, a chegada de Beto, Rúben Micael e Éder permitem agora um maior leque de opções a uma equipa que tentará entrar na Liga dos Campeões e andará pelos lugares da frente até perto do final do campeonato. A experiência europeia poderá trazer algum cansaço ao plantel, mas sem dúvida que o Braga veio para ficar no grupo dos candidatos ao título, ainda que numa segunda linha, atrás de Porto e Benfica.

Ao seu lado, o Sporting de Sá Pinto tentará voltar a sentar-se no pódio da Liga Portuguesa. A equipa reformulou-se na defensiva, com a chegada de Cédric, Boulahrouz e Rojo, faltando ainda perceber que modificações os restantes reforços poderão operar. Para já, Gelson parece assumir lugar no meio-campo, tal como Labyad deverá ser opção num dos corredores. Ricardo Sá Pinto tentará que a sua equipa demonstre fibra competitiva a partir do primeiro jogo, não podendo desperdiçar pontos para os seus principais rivais. Embora difícil de imaginar o Sporting nos dois primeiros lugares, este deverá ser um ano de aproximação aos lugares da frente para a equipa de Alvalade.

Em equipa que ganha não se mexe (muito) e o Marítimo continua a ser a melhor equipa da Liga, entre aquelas que não lutam pelo título. Assim será de esperar que o conjunto de Pedro Martins se possa colar aos da frente durante a primeira metade do campeonato, ainda que a perspetiva real de conseguir um lugar na fase de grupos da Liga Europa possa aumentar o desafio físico de um plantel pensado mais à medida da competição nacional. Algumas dúvidas sobre a continuidade de Sami poderão fragilizar o ataque madeirense, mas a chegada de David Simão e Rúben Brígido garante um aumento da criatividade disponível.

O Vitória de Guimarães fez uma autêntica limpeza de balneário para adaptar a folha salarial à realidade atual do clube. Fora das competições europeias, esta acaba por ser uma oportunidade para que o conjunto vimaranense se reinvente. Com um dos mais considerados treinadores da Liga, Rui Vitória, a equipa aposta num grupo muito jovem, onde se poderão destacar reforços como André André ou João Ribeiro, para além de Ricardo, que no ano passado era ainda júnior. Com Soudani a apostar neste ano como o da sua afirmação, o Vitória poderá voltar a estar na luta por um lugar na primeira metade da tabela.

A aposta do Nacional da Madeira passou por dar oportunidade a uma série de jovens jogadores que têm vindo a brilhar nos escalões de formação do clube, garantindo contratações cirúrgicas para os setores mais fragilizados. Gottardi, na baliza, Mexer e Otávio Silva, na defesa, poderão oferecer a experiência necessária para manter o lugar entre os oito primeiros da Liga. Mateus, Candeias, Diego Barcellos e Rondón são garantias de um forte ataque que estará ao dispôr de Pedro Caixinha, embora talvez seja demasiado sonhar em resgatar já este ano o lugar de melhor equipa da Madeira.

Finalmente, o Olhanense. Depois de um ano onde o sonho da Europa chegou a ocupar o discurso algarvio, 2012/13 ameaça ser o de uma queda estrondosa na realidade. A equipa perdeu toda a sua linha ofensiva e um guarda-redes que foi a figura da temporada, não tendo apresentado recursos para repor esse valor. As polémicas entre direção e treinador também ameaçam um grupo já de si fragilizado. O guarda-redes Ricardo, Rui Sampaio e Targino são contratações com experiência, que poderão aliar-se aos mais veteranos do plantel, com Maurício e Rui Duarte, para tentar segurar a equipa na Liga. Uma tarefa hercúlea para a equipa que representa a região algarvia no patamar mais alto do futebol nacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário