segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Três coisas a reter da pré-temporada


FC Porto, Benfica e Sporting ultimam os preparativos para a sua estreia na Liga Portuguesa, já no próximo fim de semana. Da pré-temporada dos três grandes, escolhemos o que há de mais importante a reter para o que se segue.


Dos três grandes, o Porto foi o único que não conheceu o sabor da derrota nesta pré-temporada. No entanto, Vítor Pereira parece não ter uma vida fácil pela frente. O principal problema da equipa portista prende-se com a indefinição no que toca a entradas e saídas no plantel. A pouco mais de quinze dias do fecho das inscrições, Rolando, João Moutinho e Hulk parecem estar de saída do plantel, embora sem qualquer confirmação. O treinador abordou a Supertaça sem nenhum desses jogadores entre os titulares, mas precisou de João Moutinho na segunda parte e falta, nas alas, alguém com a capacidade de explosão de Hulk. Com eles ou com outros reforço, é urgente que a equipa resolva esta situação.

No caso do Benfica, repete-se o mesmo problema do ano passado. O excesso de opções no ataque contrasta com a falta de escolha na defensiva. Os encarnados iniciam a Liga sem um defesa-esquerdo titular e sem opção a Maxi na direita. Matic também continua sem demonstrar ser um substituto à altura de Javi Garcia, caso o espanhol tenha algum problema. Sem resolver estas lacunas, a equipa encarnada não terá sossegado durante o campeonato. A opção de Jorge Jesus, essa, já é conhecida. Toda a força da equipa no ataque, para evitar que a defensiva seja exposta. Enquanto resultar, o problema passa despercebido.

O Sporting parece ser, dos três grandes, a equipa mais resolvida. O seu onze para enfrentar o campeonato está encontrado. No entanto, existem carências na equipa, o que poderá trazer dificuldades. Para a ala direita, Cédric parece ser uma opção capaz, mas não tem um concorrente para o seu lugar, dado que a adaptação de Pereirinha nem sempre se torna eficaz. Para o lugar de número 10, fica também a dúvida se Adrien será a melhor opção, sobretudo se for a única. Izmailov parece não ter condições físicas e Elias acaba por render mais numa posição mais intermédia, o que fará com que lute pela titularidade com Schaars. Na frente de ataque, mesmo com a chegada de Viola, Van Wolfswinkel parte como único candidato à posição nove.

Três equipas, três reflexões a fazer na última semana de treinos, antes do início de um campeonato onde todos partem com o mesmo objetivo: ser campeão.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário