quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O que esperar da Segunda Liga


As estreias de seis equipas B no segundo escalão do futebol profissional português é o principal destaque de uma competição que terá, este sábado, a primeira de quarenta e duas jornadas para se descobrir quem sobe à Primeira Liga. Fique a saber o que podemos esperar da Segunda Liga.

A grande curiosidade centra-se no que poderão fazer as equipas B neste escalão. Entre os três grandes, abordagens ligeiramente diferentes deixam antever diferentes futuros. No Porto B, ao leque de jogadores oriundos dos juniores e de empréstimos, juntam-se as contratações de Igor Stefanovic, guarda-redes com experiência nesta Liga, vindo do Santa Clara, e José António, que depois de um ano sem jogar, arrisca-se a ser, aos 35 anos, o mais veterano de todos os jogadores utilizados em equipas B. No Sporting, a opção passou por conjugar as promessas da Academia com apostas em novos mercados comerciais, com a chegada do indiano Sunil Chhetri e do chinês Ruan Yang. A surpresa desta equipa poderá ser o brasileiro Lucas Patinho, chegado do Fluminense. Já o Benfica fez várias contratações para fortalecer uma equipa que terá em Djaniny, se ele se mantiver na Luz, a sua principal referência atacante. Em destaque, estará ainda um produto da casa, Miguel Rosa, que depois de dois anos em grande destaque com a camisola do Belenenses, capitaneará a equipa B encarnada.


O Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães apostam nos produtos da casa para as suas equipas B, sendo de esperar uma melhor prestação da equipa bracarense. Já o Marítimo, única equipa que manteve um conjunto B a competir, na 2ª Divisão B, aposta na continuidade do seu projeto. Se entre os grandes, os objetivos passarão por formar jogadores tentando, ao mesmo tempo, alcançar resultados desportivos que poderão passar pela luta pelo título, às restantes equipas B caberá a difícil tarefa de aguentar neste escalão conjuntos recheados de muita juventude.

Numa competição marcada pelo extremo equilíbrio, junta-se esta temporada a incógnita de perceber quem aguentará uma maratona de 42 jornadas. O Feirense, relegado da Primeira Liga, mantém boa parte da sua estrutura, juntando-lhe reforços experientes como o guarda-redes Marcos ou o extremo Jorge Gonçalves. Henrique Nunes treinará a equipa que parece ser a grande favorita a conseguir um regresso à Liga, algo que nem sempre foi fácil para os recém despromovidos. Com iguais ambições, outras duas equipas que têm larga tradição na Segunda Liga. O Desp. Aves aposta num novo treinador, José Vilaça, e num grupo onde se destaca o avançado Rabiola, para lutar por um lugar entre os promovidos. O Santa Clara contratou reforços como Hélder Godinho, vindo do Brasov, Pedro Cervantes, ex-Desp. Aves, e sobretudo Rafael Porcelli, avançado do Fátima que promete ser uma das revelações desta Liga, para apostar num regresso dos açorianos ao escalão maior.

Numa segunda linha, Belenenses e Oliveirense, com equipas menos experientes mas com treinadores de provas dadas no futebol português, como é o caso de Mitchell van der Gaag e João de Deus, poderão também aparecer numa corrida que não deverá desprezar conjuntos como a Naval, o Penafiel ou o Sporting da Covilhã, conjuntos que manterão a esperança de poder figurar no topo da tabela.

Mais abaixo, União da Madeira, Portimonense, Freamunde, Atlético, Arouca e Tondela tentarão ultrapassar as fragilidades dos seus plantéis para segurarem o lugar na competição. Com mais dificuldades encontram-se Trofense e Leixões. A equipa da Trofa começou bem mais tarde a sua preparação, com um grupo cheio de ex-juniores. Já em Matosinhos, o fantasma das rescisões volta a pairar, com a saída de Pedro Santos, esta semana. Dependendo do plantel que a direção conseguir segurar, as aspirações da equipa do Mar poderão variar entre um campeonato sossegado ou as atribulações da descida de divisão.

O primeiro jogo da Segunda Liga, sábado, às 16 horas, coloca frente a frente o Belenenses e o Feirense, começando, 45 minutos depois, o primeiro jogo com transmissão televisiva, o Oliveirense – Sporting B. Ainda no sábado, e também com honras de televisão, o primeiro encontro entre equipas B juntará, no Estádio da Luz, Benfica e Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário