quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sub-20 Fem: Experiência entre as melhores


A Seleção Nacional de Sub-20 Femininos estreia-se hoje no Campeonato Europeu – Divisão A, na expectativa de conseguir segurar um lugar entre as melhores equipas da Europa.

Para as portuguesas, que no ano passado conseguiram a promoção, a missão será difícil. Na equipa treinada por Eugénio Rodrigues regressam quatro atletas que conseguiram o feito em 2011, Daniela Domingues, Inês Faustino, Maria Andrade e Filipa Bernardeco. A elas juntam-se Vitória Pacheco e Brigitta Cismasiu (nascidas em 92), Paula Couto, Inês Pinto, Joana Jesus e Jessica Almeida (nascidas em 93), Joana Soeiro e Laura Ferreira (nascidas em 95).


Isto confirma a tendência nas equipas femininas portuguesas, apresentando conjuntos jovens e com jogadoras a repetirem presenças em competições (Soeiro e Ferreira estiveram no Europeu de Sub-18). Portugal terá que apostar fortemente no jogo exterior, tendo em conta a diferença física em relação às suas adversárias. Para além do mais, o sorteio não terá sido muito favorável, visto que em 2011, a França terminou em 5º, a Ucrânia em 6º e a Turquia em 9º lugar.

O primeiro adversário será a Ucrânia, que apresenta quatro atletas que já marcaram presença em 2011. O principal destaque da equipa vai para Alina Iagupova, que joga também na seleção principal ucraniana, tendo estado presente nos dois jogos frente a Portugal na Fase de Qualificação para o Eurobasket.

A Turquia apresenta apenas duas atletas do plantel de 2011. Ayse Cora foi a jogadora com mais roubos de bola na equipa do ano passado, com Aysegul Gunay a regressar também na equipa que pretenderá tentar um lugar entre as oito primeiras da competição. A maioria das jogadoras desta equipa fazem parte de conjuntos com grandes tradições na Europa, como o Galatasaray e o Fenerbahce.

Finalmente, o último adversário será a França. Com um plantel totalmente renovado em relação a 2011, as francesas apresentam oito jogadoras vice-campeãs europeias de Sub-18. Uma equipa ambiciosa e com muito poder no jogo interior, as francesas apresentam-se como candidatas à vitória final na competição. Atletas como Romane Bernies, Christelle Diallo e Margaux Galliou apresentam mesmo experiência na Euroleague Women, tendo representado a equipa do Bourges.

O primeiro objetivo das portuguesas passará por evitar o último lugar deste grupo inicial, sendo que na discussão do 13º ao 16º lugar, apenas uma equipa poderá garantir a manutenção na Divisão A.  

Sem comentários:

Enviar um comentário