quarta-feira, 1 de agosto de 2012

JO – Quase tudo em aberto


Última jornada do Torneio Olímpico Masculino e ainda há muito por decidir sobre quem passará à fase seguinte e em que posições. Preparem as máquinas de calcular.

No Grupo A, tudo pode acontecer, numa jornada em que Senegal, Grã-Bretanha e Uruguai partem com legítimas aspirações de apuramento. Para o Senegal, um empate será suficiente para assegurar o lugar nos quartos, jogando frente aos Emirados Árabes Unidos, que já estão afastados desta corrida. No que poderá ser o jogo grande do dia, Grã-Bretanha e Uruguai disputam a outra vaga. Para os britânicos, o empate também será suficiente, ainda que a vitória dê mais garantias de passar no primeiro lugar. Esperar-se-ia mais dos uruguaios, com as suas estrelas, ainda que uma vitória hoje lhes assegure o sucesso, algo que aconteceria ás expensas do país organizador – logo, uma enorme surpresa poderá marcar este grupo.


No Grupo B, as contas são bem mais complicadas. Todas as equipas poderão chegar aos quartos-de-final. México e Coreia do Sul têm quatro pontos e a vantagem. Enfrentando Suiça e Gabão, respetivamente, poderá acabar tudo empatado ou a decidir-se o apuramento no confronto direto. A Suiça ainda não demonstrou, nestes Jogos, o potencial prometido nas competições mais jovens, o que oferece algum favoritismo aos mexicanos. Já o Gabão, caso consiga apresentar uma defensiva mais sólida, poderá ser um perigo para os coreanos, que chegam à última jornada animados por um percurso sem derrotas.

No Grupo C, o Brasil tem o primeiro lugar garantido e três equipas lutam pela segunda posição. A Nova Zelândia, com apenas um ponto e tendo que enfrentar os canarinhos, tem a missão mais complicada. Para a Bielorrússia, um empate frente à equipa dos faraós deverá ser suficiente, mas o Egito já demonstrou poder ser uma equipa perigosa. Será um jogo em que as suas fragilidades terão que ser bem escondidas, se quiserem alcançar um bilhete que lhes prolongue a estadia em terras de Sua Majestade.

No Grupo D, a grande desilusão espanhola terá o seu jogo de despedida frente a Marrocos, sendo que, pelo seu orgulho, deverão tudo para alcançar uma vitória que lhes fugiu nas partidas anteriores. Limpar a má imagem deixada pelos seus jogadores na perseguição ao árbitro, no último jogo, também será algo que passará pelas mentes da comitiva. Japão e Honduras lutarão pelo primeiro lugar do grupo. A equipa japonesa já sabe que estará nos quartos, enquanto os hondurenhos precisam de um ponto para o garantir, mas em jogo estará algo mais importante do que a simples qualificação, a oportunidade de evitar as equipas mais fortes no jogo da próxima eliminatória e a possibilidade de avançar para a discussão de uma medalha.

Oito jogos com promessa de grande competitividade e adrenalina, na decisão do acesso aos quartos-de-final dos Jogos Olímpicos.  

Sem comentários:

Enviar um comentário