segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Houve Taça!

Um ano depois de um encontro da segunda eliminatória da Taça de Portugal 09/10, Desportivo de Chaves e Amares voltaram a encontrar-se no Municipal de Chaves. Desta vez, o Desportivo com a honra de finalista vencido da competição do ano anterior, mas com uma equipa despedaçada, depois de um verão de terror, pela descida de divisão, os problemas directivos e a falta de dinheiro. 
O Desportivo entrou em campo com apenas quatro atletas que pisaram o relvado do Jamor, há meses atrás. Curiosamente, jogadores que causaram muito boa impressão nessa final, como Edu ou Bruno Magalhães. A crónica do encontro refere uma série de oportunidades falhadas pela equipa da casa, uma expulsão no início do prolongamento e dois golos do Amares. Com a equipa a perder 0-2, a esperança renasceu com dois golos tardios, a restabelecer o empate e a levar o jogo para as grandes penalidades. 
No entanto, a lotaria não calhou ao Desportivo. O Amares levou a melhor e, um ano depois, vingou o afastamento prematuro da Taça, assumindo-se como um dos primeiros tomba-gigantes da edição deste ano. 

*

Outro dos vencedores desta primeira eliminatória da Taça de Portugal é o Sampedrense, equipa de São Pedro do Sul que, no ano passado, venceu o Campeonato Distrital de Viseu e se prepara agora para disputar a 3ª Divisão Nacional. Em Oliveira do Douro, os rapazes da Beira venceram por 2-1, contando para tal com um golo de Jusko, avançado portador de um nome que homenageia, com alguma justiça, um outro avançado que passou pelo futebol português, o polaco Juskowiak. De seu nome Jorge Leitão, Jusko representou equipas como o Ac. Viseu, Tondela, Social de Lamas, representando pelo terceiro ano consecutivo o Sampedrense, agora nos Nacionais. Ontem, com o seu golo, ajudou a sua equipa a vencer na Taça. As gentes de São Pedro do Sul confiam neste craque para evitar a descida aos distritais.

*

O Tojal, impedido de jogar no seu terreno de jogo devido às medidas do mesmo, recebeu o Mafra no Campo do Bonjardim, em Frielas. Fora do seu ambiente e contra uma equipa que começa a ganhar cartel na Taça (lembrar a boa figura no Estádio Alvalade XXI, o ano passado), o Tojal entrou muito mal numa época que terá que ser jogada sempre fora de casa. A maior goleada desta primeira eliminatória, 0-8, veste assim de amarelo e verde e tem, entre os marcadores, jogadores bem conhecidos das divisões secundárias, como Catchana ou Kifuta, numa equipa que conta ainda com o guarda-redes Márcio Santos ( o agora trintão conta com passagens no Sporting e Real Madrid B, para além de alguns anos nos bancos da 1ª Divisão). Veremos se este resultado fará com que o Mafra apareça em lugares de destaque na 2ª Divisão. Há já alguns anos que  José Cristo, o presidente da equipa mafrense, sonha com a chegada da sua equipa às divisões profissionais. O campeonato começa, já, na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário