sábado, 18 de setembro de 2010

Ir à Luz

Em véspera de Benfica-Sporting, relembro a minha ida à Luz, corria a época de 1999/2000. No dia 26 de Janeiro, fui de manhã para a faculdade e, ao chegar de autocarro ao Campo Grande, deparei-me com as filas para comprar bilhetes em Alvalade. Deve ter-se acendido uma luzinha dentro da minha cabeça, pois tomei uma das mais felizes opções da minha vida, no género "ir ao estádios", sub-género "ir à Luz".
Foi um jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, e o Sporting vivia uma época de alguma euforia, com a chegada de César Prates, André Cruz e Mbo Mpenza para reforçar a sua equipa. Então, valia bem a pena a viagem a território "inimigo". Logo à entrada, confusão na revista aos adeptos do Sporting e o começo do aguaceiro que haveria de acompanhar todo o jogo.
Fiquei sentado na Bancada Norte, com o meu pai e o meu irmão. Eram os tempos do velhinho Estádio da Luz, repleto de adeptos ansiosos por um bom resultado entre duas equipas que, já há algum tempo, nada ganhavam. O jogo não podia ter começado melhor, com um golo de Beto Acosta aos 11m. Canto da esquerda e Acosta de cabeça ao primeiro poste. Explodiu de entusiasmo a bancada sportinguista, a sentir que aguentar aquela chuva toda que caía na capital valeria a pena. Ainda assim, aos 33 minutos, Uribe, de livre, fez o empate para os benfiquistas. O Sporting continuou a atacar e depois de um lance confuso na área, André Cruz desvia à boca da baliza para o 1-2. Estava cada mais lindo o quadro daquela noite molhada de Janeiro.
Na segunda parte, apesar da reacção dos encarnados, foi o Sporting que voltou a marcar. Acosta corre para a área com Machairidis e é derrubado por este. Penalti para o argentino cobrar ao seu estilo de matador, 1-3, já ninguém ficava sentado na Bancada Sul, tal era a festa, tal era a sensação de promessa de felicidade nesse mesmo ano, quando o Sporting quebrou o jejum de títulos nacionais.

Para a história deste jogo, ficam as formações iniciais de Benfica e Sporting:
Benfica: Enke - Andrade, Paulo Madeira, Machairidis, Rojas - Chano, Calado, Kandaurov, Uribe - João Pinto, Nuno Gomes. Suplente utilizado: Bruno Basto.
Sporting: Schmeichel - César Prates, André Cruz, Beto, Rui Jorge - Vidigal, Delfim - Pedro Barbosa, Mpenza, De Francheschi - Acosta. Suplentes utilizados: Quiroga, Toñito e Fumo.


(Fontes: aqui e aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário