quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Emoção na Eurocup

Finalizada a fase regular da Eurocup, tempo para um balanço desta competição que podemos acompanhar com as transmissões em directo da Eurosport 2.

À partida, é de destacar o facto de duas equipas terem conquistado todos os seis jogos disputados nesta fase, o Benetton Treviso e o Alba Berlim. A equipa italiana é liderada pelo norte-americano Devon Smith, um experiente atirador, e pelo jovem poste lituano Donatas Motiejunas, com apenas 20 anos. Outros dois jovens, Alessandro Gentile e Stefan Markovic, têm também lugar num cinco inicial que parece guardar algumas das melhores promessas do basquetebol europeu. Já os alemães, que no seu campeonato têm sido uma das desilusões, têm um conjunto muito experiente onde Julius Jenkins e Derrick Allen lideram as contribuições em cada jogo.

Macej Lampe
Outra equipa a merecer destaque é o Unics Kazan. Os russos só perderam um jogo na fase regular, quando já estavam apurados, e têm um dos melhores jogadores desta competição, o espectacular poste Macej Lampe, que não teve grande sucesso na NBA, mas tem feito uma excelente carreira na Europa. Com 25 anos, o polaco contabiliza médias de 19.5 pontos e 6.8 ressaltos. Os gregos do Aris, que quase ficaram de fora da Eurocup às mãos do Lukoil Academic, também fizeram uma primeira fase quase imaculada, liderados por PJ Tucker (19.1 pontos e 8.6 ressaltos).

As equipas espanholas presentes na competição garantiram ontem, na última jornada, a sua continuidade em prova, com o Cajasol a vencer o Hapoel Jerusalém e o Asefa Estudiantes a bater em casa o Chorale Roanne de França. O Gran Canária terá que esperar até à próxima semana, já que o Budocnost não conseguiu voo, ficando assim em aberto a classificação do Grupo C.

Jogadores em destaque

Primoz Brezec
Primoz Brezec, o gigante esloveno que já andou pela NBA, fez uma fantástica primeira fase, terminando com médias de 20.8 pontos e 9.7 ressaltos. No entanto, o Krasnye Krylia ficou pelo caminho.

Lazaros Papadopoulos, o antigo líder do sindicato de jogadores gregos, manteve-se no PAOK e brilhou na Eurocup, com 16 pontos e 12.2 ressaltos. No entanto, o PAOK não resistiu num grupo onde Benetton e Estudiantes se impuseram.

Marko Popovic estava em grande na competição (15 pontos e 5.5 assistências) mas uma lesão afastou-o dos últimos dois jogos. Ainda assim, o seu Unics Kazan mantém-se como um dos favoritos à vitória na competição.

O Top 16

Os grupos do Top 16 da Eurocup estão assim formados:

Grupo I
Unics Kazan (Rússia), Hemofarm (Sérvia), Cedevita Zagreb (Croácia) e o 1º Classificado do Grupo C.

Grupo J
Goettingen (Alemanha), Aris Salónica (Grécia), Le Mans (França) e o 2º Classificado do Grupo C.

Grupo K
Galatasaray (Turquia), Cez Nymburk (Rep. Checa), Asefa Estudiantes (Espanha), Pepsi Caserta (Itália).

Grupo L
Benetton Treviso (Itália), Alba Berlim (Alemanha), Panellinios (Grécia), Cajasol Sevilha (Espanha).

Sem comentários:

Enviar um comentário