sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Leão quer mostrar garras na Taça

(Foto: Lusa)

Sábado, pelas 20:15 horas, o Sporting desloca-se até Setúbal para visitar o Vitória local, em jogo a contar para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal.
Paulo Sérgio parece ter encontrado, no jogo contra o FC Porto, a fórmula mágica para o onze de Alvalade. O regresso em pleno de Pedro Mendes, conjugado com a utilização de Maniche e André Santos a completar o meio-campo, trouxe à equipa leonina a estabilidade que lhe fugia desde o início da temporada.
Pedro Mendes tinha, no ano passado, conseguido o mesmo efeito mal entrou na equipa, confirmando-se agora a mais valia deste vimaranense de 31 anos.
Por seu lado, André Santos tem sido a revelação dos verde e brancos. O jovem natural da zona de Torres Vedras foi olhado com alguma desconfiança pelo técnico, nas primeiras jornadas, mas conquistou o seu lugar à custa de muito trabalho e de uma personalidade que se foi impondo nos jogos disputados até agora. Para além disso, a marcação de um golo em Portimão traz-lhe ainda mais razões para acreditar que a titularidade está assegurada.
Outra das figuras da equipa leonina tem sido Hélder Postiga. O caxineiro tem sido pau para toda a obra na equipa de Paulo Sérgio, utilizado, ora como ponta-de-lança, ora como elemento mais móvel na linha avançada, agora que Liedson voltou a estar em condições para dar o seu contributo. Os dois jogadores rendem poucos golos à equipa, mas permitem, com as suas constantes movimentações, abrir espaços para que outros jogadores (Valdés, Vukcevic, Maniche) aproveitem as brechas criadas nas defensivas adversárias.
Valdés é mesmo um dos principais candidatos a entrar no onze sportinguistaYannick Djaló desperdiçou mais uma oportunidade, voltando a mostrar-se desconcentrado em Portimão. O chileno, refeito dos problemas físicos que o afectaram, reclama assim o direito à titularidade, ele que teve um mês de Novembro em alta, depois da estreia a marcar em Leiria.
De destacar, esta semana, as declarações do Director Desportivo sportinguista, Costinha. O ex-internacional português fez questão de lembrar a má exibição do árbitro Elmano Santosno jogo Porto-Vit.Setúbal, colocando pressão extra no árbitro designado para a partida a realizar no Bonfim. Segundo o dirigente, o Sporting não quererá pagar pelos benefícios prestados a outras equipas, numa alusão a situações semelhantes ocorridas no passado.
A enfermaria de Alvalade tem tido, como clientes habituais, Grimi e Izmailov, aos quais se juntou novamente Matías Fernandez, que não deverá ser utilizado num jogo em que o Sporting aposta forte, sendo que a Taça de Portugal é uma competição onde a equipa mantém reconhecidas aspirações para garantir um título nesta temporada.
Em Setúbal, as águas agitaram-se na passada segunda-feira, quando, no Dragão, Jaílson falhou uma grande penalidade no último minuto. O presidente Fernando Oliveira manifestou publicamente a sua vontade de dispensar o atleta, mas quer o treinador Manuel Fernandes, quer os seus companheiros, compreenderam a infelicidade do jogador brasileiro. Aliás, esta não foi a primeira penalidade falhada pelos homens do Sado, já que Hugo Leal também desperdiçou uma oportunidade no jogo disputado contra o Benfica.
O Vitória perdeu os seus dois últimos encontros, mas sendo uma equipa com grandes tradições nesta competição, tudo fará para manter vivo o sonho de chegar ao Jamor. As baixas dos sadinos serão os lesionados Bruno Gallo e Regula, mas a falta do primeiro será compensada com a recuperação de José Pedro, que deverá ocupar a vaga na zona intermediária. A equipa do Vitória terá, ainda assim, que mostrar mais solidez, se quiser bater um Sporting que tem estado num bom momento de forma.
Certo é que as duas equipas entrarão em campo com os seus melhores jogadores, dado que valorizam, em muito, o confronto a contar para a competição mais apaixonante do calendário nacional.
Equipas Prováveis

Sem comentários:

Enviar um comentário