segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Scariolo no topo do mundo


Quem, neste momento, ocupa os cargos mais importantes do basquetebol europeu? Planeta Basket responde. Sérgio Scariolo.

O italiano de 49 anos está no topo do basquetebol europeu, pois lidera uma das grandes selecções do Mundo, a Espanha, para além de trabalhar no BC Khimki, que disputa a Euroliga, a Liga VTB e a Liga Russa. O Planeta Basket não poderia deixar de o encontrar, para aprender algo com este grande homem do desporto que amamos.

Quem é Sérgio Scariolo?

Mas se quisermos conhecer a história deste homem, temos que viajar no tempo até ao ano de 1978. Com apenas 17 anos, Sérgio Scariolo começou a trabalhar como treinador nas camadas jovens do Pejo/Pitinox Bréscia. Durante três anos trabalhou com as equipas de mini-basquetebol e também com as equipas juniores do clube. Em 1981, chegou aos seniores, para ser adjunto de Riccardo Sales, um dos mais conceituados treinadores italianos. O seu processo de aprendizagem foi tornando-se mais rico, tendo também assistido o treinado Carlo Rinaldi.

A sua primeira oportunidade de ser treinador principal aconteceu em 1984, quando orientou a equipa das Forças Armadas na 3ª divisão italiana e, no mesmo ano, dirigiu a Selecção Militar de Itália na conquista do Título Mundial.  Depois disso, voltou a ser adjunto, desta vez de outro grande treinador italiano, Giancarlo Sacco, no Scavolini Pesaro. Acumulando também a direcção da equipa de juniores, Sérgio Scariolo teve a oportunidade de consolidar os seus conhecimentos.  Em 87-88, chegou ao clube Valério Bianchini, com quem Scariolo teve oportunidade de conquistar o seu primeiro título nacional.

Caminho para a glória

Em 89-90, com apenas 29 anos, Sérgio Scariolo tomou conta da equipa de Pesaro. O início da sua carreira no famoso clube italiano não poderia ter sido melhor, conquistando a Liga Italiana e chegando à final da Taça Korac. No ano seguinte, a equipa atingiu a Final Four da Euroliga e Scariolo passou a ser conhecido em toda a Europa.

Em 91-92, Scariolo deu um passo atrás para dar dois em frente. Treinou o Billy Desio, das divisões secundárias italianas, de onde passou para Bologna, dois anos mais tarde. Sérgio é um treinador de projectos, como se pode perceber pelo currículo. Levou a equipa bolonhesa, recém-chegada à principal divisão italiana em 93, até à disputa da Euroliga em 97. E então surgiu o convite espanhol.

Sérgio Scariolo viajou para Espanha, onde treinou o Tau Vitória entre 97 e 99. Conquistou uma Taça do Rei e foi finalista da Liga ACB. O seu reconhecido trabalho levou-o até ao grande Real Madrid, onde passou três anos, juntando ao seu extenso currículo o seu primeiro título ACB. Depois de um ano que dedicou ao estudo do jogo, com experiências na Summer League da NBA, e de uma passagem muito rápida por Bolonha, Scariolo chegou a Málaga. Entre 2004 e 2008, o Unicaja liderado pelo italiano, coleccionou títulos: Taça do Rei, Liga ACB, Final Four da Euroliga.

A actualidade

Foi tudo isso que lhe valeu um contrato com o BC Khimki Moscovo, onde cumpre agora a sua terceira temporada, depois de ter garantido mais uma final europeia, na Eurocup, e uma final da Liga Russa.

Outra grande experiência tem sido o trabalho na Selecção Nacional Espanhola, onde está desde 2009. Ganhou o título europeu em 2009, preparando-se agora  para o  defender em 2011, e disputou também o Mundial na Turquia, em 2010.

Tudo isto e muito mais – o seu trabalho na divulgação e no estudo da modalidade, a sua influência entre os grandes jogadores e grandes treinadores mundiais – faz de Sérgio Scariolo uma figura ímpar do basquetebol mundial.

Nos próximos dias, vamos publicar uma entrevista exclusiva com o treinador italiano, a opinião do jogador campeão do Mundo e da Europa Carlos Cabezas, para além de apresentarmos um texto do próprio Scariolo. Tudo no Planeta Basket.

Sem comentários:

Enviar um comentário