quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Eurochallenge - Top 16

Joakim Kjellbom

Com o Benfica apurado para a segunda fase da segunda competição da FIBA Europa, o Planeta Basket fala dos grupos que começam a ser disputados em Janeiro.

Inserido no Grupo K, o mais forte adversário que o Benfica terá de enfrentar será, seguramente, o Norrkoping. A equipa sueca, que disputa também a Liga Báltica, ficou à frente num grupo onde estavam equipas turcas e israelitas. A sua figura é o poste Joakim Kjellbom, com 31 anos e 2.13m de altura, formado na Universidade de North Arizona. Sendo o homem mais utilizado da sua equipa, Kjellbom apresenta médias de 18 pontos e 9 ressaltos por jogo, constituindo-se como um desafio imaginar quem, na equipa encarnada, poderá parar um jogador com esta envergadura.

Outra equipa da Liga Báltica, o Ventspils, não será também pêra doce para o Benfica. Num plantel com muita juventude formada em casa, a figura é Rashad Anderson, um atirador de 27 anos e 1.95m, formado em Connecticut, e com passagens por Grécia, Itália e D-League. Os letões deixaram pelo caminho ucranianos e alemães, mas, em jogo a contar para a Liga Báltica, perderam contra o Tartu U./Rock, o que poderá ser um sinal de esperança para os encarnados.

O primeiro adversário a aparecer no caminho das águias será, no entanto, a equipa francesa do Gravelines Dunkerque. Actualmente a ocupar um lugar cimeiro na liga doméstica, o Gravelines só se apurou para o Top 16 na última jornada, batendo em casa os húngaros do Szolnok. Destaca-se na equipa o base norte-americano Ben Woodside, formado em North Dakota, com médias de 14.6 pontos e 4.4 assistências na Eurochallenge. Nota ainda para o experiente extremo-poste  Cyril Akpomedah. Aos 31 anos, este antigo internacional francês de 2.03m, foi decisivo em vários jogos da sua equipa.

Os outros grupos

Pode-se pensar que o Benfica acabou por ter sorte na definição dos grupos do Top 16, evitando alguns dos gigantes que continuam em competição. Na verdade, a experiência encarnada terá que vir ao de cima em todos os jogos que disputar, já que não haverá adversários fáceis nesta fase da corrida. Ainda assim, o grupo da morte será o que inclui as equipas do Spartak São Petersburgo (Rússia), Lukoil Academic (Bulgária) Maccabi Haifa e Elitzur Netanya (ambos de Israel).

Outro grupo muito complicado é o L, que conta com Prostejov (Rep. Checa), Lokomotiv Kuban (Rússia), Zadar (Croácia) e Oostende (Bélgica).  Finalmente, o Grupo J, constituído pelas equipas do Krka (Eslovénia), Antuérpia, Mons Hainault (ambos da Bélgica) e Karsyiaka (Turquia).

A primeira jornada disputar-se-á no dia 25 de Janeiro de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário