domingo, 17 de junho de 2012

Ainda a Grécia e o futebol como ele é


Por muito que lhe ditem a morte ou lhe critiquem o futebol, a Grécia voltou a espantar a Europa do futebol eliminando a, supostamente “mais capaz”, Rússia e garantindo um lugar nos quartos-de-final. Mas é preciso olhar bem para a equipa grega e perceber que não se trata tanto de uma equipa que pensa apenas em defender, mais uma equipa que reconhece as suas fragilidades e que consegue perceber que o futebol é um jogo onde ganha quem marca mais um golo do que o adversário. Ontem, a Grécia foi capaz de o voltar a fazer.

A Rússia teve uma entrada de leão neste Europeu, mas aburguesou-se. Foi incapaz de perceber que a vitória de 4-1 foi, acima de tudo, uma oferta da Rep. Checa, que não foi capaz de pressionar a saída de bola nem fazer tremer o meio-campo russo. Convencidos da sua superioridade, os russos deixaram-se empatar com a Polónia (num jogo onde poderiam ter perdido, não fosse a fragilidade ofensiva dos polacos) e perderam, bem, com uma equipa grega que soube aproveitar um erro infantil da defensiva da Rússia e nunca se sentiu muito ameaçada pela “reação” da equipa de Advocaat.

Por outro lado, e durante uma boa parte do segundo tempo, os russos ainda esperaram que um empate no Rep. Checa – Polónia lhes resolvesse os problemas. Não resolveu. A Polónia, a jogar em casa, nunca encontrou uma solução para conciliar o medo de perder com o facto de ter de ganhar. Já os checos conquistam a vitória num grupo devido a terem sido mais fortes nos pormenores. Com um meio-campo mais seguro do que o dos adversários eliminados, a Rep. Checa teve a “sorte” de começar mal e ter sido obrigada a repensar a sua abordagem ao jogo. No fundo, as duas equipas que mais prometeram na primeira jornada viram-se ultrapassadas por quem conseguiu reerguer-se de um mau início. É assim que se conquistam campeonatos de três jogos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário