domingo, 10 de junho de 2012

Espanha – Itália e Rep. Irlanda – Croácia


Num grupo onde o apuramento parece entregue desde o dia do sorteio, os favoritos enfrentam-se no primeiro jogo, enquanto os candidatos à surpresa terão que vencer hoje para sonharam com os quartos-de-final.

Espanha – Itália
Campeões da Europa e do Mundo, os espanhóis não sentem que lhes falta nada para conseguir algo nunca alcançado antes: vencer três grandes competições consecutivas. As faltas de Puyol e Villa não deverão ser excessivamente sentidas, com Sérgio Ramos e Piqué a serem dois dos melhores centrais do mundo e Fernando Torres a ganhar a titularidade depois de se ter sagrado campeão europeu de clubes.


A dúvida estará no momento de forma de Silva, Xavi e Iniesta, jogadores essenciais para o sucesso ofensivo de Espanha e que passaram por temporadas muito exigentes nos seus clubes, algo que pode ser estendido ao restante onze de Del Bosque. Já Prandelli tem que viver com outros problemas, como os escândalos e as lesões que afetaram a sua equipa.

Mário Balotelli parece ser a melhor esperança dos italianos. Incentivado a provar a sua qualidade depois de uma temporada com demasiadas histórias fora dos relvados, o avançado transalpino poderá mesmo ser a figura do Europeu. Resta saber se pela positiva ou pela negativa. Disso parece também depender o sucesso dos italianos, que nesta partida inaugural, não deverão ir além do empate, com a vitória espanhola a ser muito mais provável.

Rep. Irlanda – Croácia
Com Trapattoni como treinador, a Irlanda parece ser a verdadeira Itália deste grupo. Com um conjunto muito agressivo, favorecendo uma defesa em bloco recuado e na velocidade de McGeady, Duff e Keane para surpreender o adversário, a equipa da camisola verde aposta tudo no jogo inaugural da competição.

Slaven Bilic espera também fazer figura na competição, já que está de saída da federação croata. Modric, no meio e Jelavic, na linha da frente, são os maiores candidatos a fazer furor no torneio. Se serão suficientes para furar uma forte defensiva irlandesa, será mais difícil de prever.

Num jogo onde se espera ver, pela primeira vez no Europeu, uma sensação de vida ou morte (dado o fato de depois deste encontro, ambas as seleções terem que enfrentar colossos europeus), os croatas parecem prometer mais. A sua vitória será o resultado menos surpreendente.


Sem comentários:

Enviar um comentário