sexta-feira, 1 de junho de 2012

O caminho de África para o Brasil


Com todas as atenções focadas no Euro 2012, não podemos deixar de deitar o olhar ao início da fase de grupos na qualificação africana para o Mundial 2014. Começam este fim de semana a jogar as equipas que ambicionam ser uma das cinco que representará o continente na grande prova do futebol. Divididas em dez grupos, tentamos perceber quem serão os favoritos e as possíveis surpresas desta qualificação.

África do Sul (no grupo A), Gabão (grupo E), Nigéria (grupo F) e Camarões (grupo I) parecem ter sido as grandes beneficiadas do sorteio. Apesar da qualidade de alguns dos seus adversários, como o Botsuana no grupo A ou o Burkina Faso no grupo E, a superioridade dos favoritos deverá fazer-se sentir ao longo da qualificação. Mesmo que os sul africanos nem sempre tenham tido a capacidade para se manter na alta roda do futebol do continente, é nos Mundiais que a equipa costuma aparecer mais concentrada e concretizadora.


Nesta fase de grupos haverá espaço, também, para grandes duelos. No grupo C, Marrocos e Costa do Marfim lutarão afincadamente por um lugar no play-off, sendo que é já certo que uma das fortes equipas do continente ficará pelo caminho. Outro encontro de colossos no grupo D, onde Gana e Zâmbia terão que comprovar a sua superioridade, demonstrando pelo caminho se houve mesmo uma mudança de líder no panorama africano.

Nos restantes grupos, poderão haver algumas disputas mais abertas. É o caso do grupo B, onde a forte Tunísia passa por uma reestruturação da sua equipa e poderá ter dificuldades frente a equipas que têm demonstrado muita evolução no passado recente, como Cabo Verde, a Guiné Equatorial e a Serra Leoa. No grupo G, o favorito Egito terá que lidar com a ausência de competição dos seus jogadores, enfrentando uma complicada Guiné Conackri e Moçambique, sempre capaz de surpreender. O grupo H poderá acabar por ser o mais disputado de todos os grupos, já que equipas como a Argélia, o Mali, o Ruanda e o Benim têm todas muitas armas para disputar esta qualificação. Mesmo as duas últimas equipas, com menor tradição no futebol africano, têm evoluído bastante e demonstrado ser equipas muito difíceis de bater no seu terreno.

Finalmente, no grupo J, Angola não terá uma tarefa fácil para repetir a presença de 2006. Pela frente terá uma equipa do Senegal que vale muito mais do que demonstrou na última CAN. Será de esperar que os senegaleses consigam ultrapassar a desilusão sofrida nessa competição, exigindo aos seus melhores jogadores uma presença impactante na qualificação mundial. Mas também a equipa do Uganda será um adversário de respeito para os angolanos. A grande dúvida será perceber o momento dos liberianos, quarta equipa deste grupo.

É uma longa caminhada que agora se inicia para os grandes craques africanos, sendo que, pelo meio, haverá ainda a qualificação da CAN. Muito futebol em tons garridos e de festa, para acompanhar para lá do palco principal em que está transformado o Euro 2012.

http://www.zerozero.pt/coluna.php?id=481

Sem comentários:

Enviar um comentário